MOTION_GRAPHIC_03-1600x900 (1)

Tudo sobre Motion Graphics: entenda o que é, tipos e mais

Os conteúdos em vídeo têm ganhado cada dia mais espaço no mundo digital, pois são ferramentas que captam atenção com maior facilidade dos que assistem, gerando maior engajamento digital. Além disso, esses vídeos oferecem diversos benefícios, como aumento do ROI, maior compartilhamento, interação e engajamento.

Por isso, há um grande aumento de produção de Motion Design, os conteúdos animados. Quer saber mais sobre essa ferramenta e como ela pode beneficiar sua empresa? Continue a leitura.

O que é Motion Graphics?

Motion Graphics, também conhecido como Motion Design ou design de animação, é uma área do design gráfico que transforma elementos visuais estáticos em movimento. Essa forma de animação dá vida às imagens estáticas, tornando-as mais cativantes através de transições, efeitos visuais, ilustrações e outros recursos dinâmicos.

Com esse formato audiovisual, é possível criar conteúdo para uma variedade de canais, incluindo vídeos para sites, redes sociais, programas de televisão, vinhetas, GIFs e aberturas de programas, entre outros. O objetivo fundamental desse tipo de design é tornar as mensagens visuais mais comunicativas e claras, ao mesmo tempo em que são mais atrativas e captam a atenção do público.

Quais são os principais estilos de Motion Graphics?

Na área do Motion Graphics, existem alguns principais estilos, sendo eles: 3D, flat, whiteboard, colagem, cartoon, corporativo e infantil. Cada um desses conta com características únicas. Entenda a diferença entre eles:

1. Motion em 3D

O estilo de Motion Design em 3D é composto por animações que possuem características como profundidade, iluminação, sombra e outros. O 3D dá a impressão de que as imagens estão mais próximas da realidade. Nele, é possível perceber o distanciamento dos elementos.

2. Flat Design

O flat design é mais voltado ao design minimalista, não contando com efeitos de profundidade, luz e sombra como o 3D. Visa ter em suas produções apenas elementos que são necessários para a compreensão de um todo. As características desse estilo são formas planas, as bordas dos desenhos nítidas e cores contrastantes. Simples e atrativo para uma boa compreensão.

3. Whiteboard Animation

As Whiteboard Animation, ou “animações de quadro branco”, são vídeos que simulam alguém desenhando em um quadro branco, acompanhando uma narrativa.

Esse estilo de motion é muito utilizado em videoaulas ou em histórias. Pode-se observar uma representação de uma mão desenhando ou apenas os desenhos surgindo na tela. Trata-se de um tipo de design dinâmico e interativo que cativa a atenção do espectador.

4. Motion estilo colagem

O estilo de colagem no design utiliza composições visuais de diferentes texturas, figuras e elementos, de forma semelhante ao que fazemos no ensino primário ao recortar imagens de revistas e colá-las em um papel em branco.

Este conceito é adaptado para o design, criando novas imagens inovadoras. Os motions de colagem são vídeos compostos por uma variedade de figuras que resultam em um vídeo interativo e divertido.

5. Motion corporativo

O motion corporativo é, como o próprio nome sugere, composto por vídeos institucionais animados para empresas que desejam transmitir informações ao seu público. Pode ser produzido de maneira mais formal e distribuído por diferentes canais de comunicação.

Esse tipo de vídeo pode utilizar diversas técnicas de Motion Graphics, como 3D, 2D, flat design, Whiteboard Animation, entre outros. Para isso, a empresa de audiovisual utilizará a voz da marca e definirá os objetivos para criar um material que esteja alinhado com a identidade corporativa.

6. Motion animação infantil

As animações infantis, assim como as corporativas, podem utilizar diferentes formas de design motion. Esse estilo refere-se aos desenhos animados aos quais estamos acostumados, podendo ser produzidos de diversas formas e contar diversas narrativas, desde que sejam atrativos para as crianças.

7. Estilo cartoon

Esse é um estilo de animação que imita a realidade, podendo utilizar elementos como sombras, luz, caricaturas e efeitos. Para entender mais desse estilo, você pode verificar nos motions na JJ Vídeos. 

Os cartoons são utilizados para fazer diversas animações, como vídeos explicativos, vídeos instrucionais, propagandas, comerciais entre outros.

Como usar o Motion Graphics a favor da sua empresa?

O Motion Graphics é uma ferramenta valiosa para empresas, pois pode promovê-las de várias maneiras. Com ela, é possível criar animações que combinem com a identidade visual da sua marca, incluindo paleta de cores, tipografias e tom de voz.

imagem de computador com sistemas e graficos

Além disso, os vídeos feitos com Motion Graphics são mais atraentes e conseguem de forma mais clara explicar conceitos mais complicados ou até mais informações de um produto ou serviço.

Da mesma forma, esses vídeos podem ser usados para alinhar-se com a estratégia de marketing da empresa, criando anúncios para as redes sociais, televisão e outras plataformas. Isso facilita atrair a atenção do público-alvo.

A empresa também tem a liberdade de escolher entre diferentes tipos de vídeos, como tutoriais, apresentações de produtos, conteúdo educacional, campanhas de marketing em vídeo e convites para eventos, entre outros.

Gostou de aprender mais sobre Motion Design? Aqui na JJ Vídeos, nós trabalhamos com animações em 3D, 2D, flat e cartoon. Faça sua empresa ganhar mais engajamento e atenção do público com nossos serviços. Solicite agora mesmo o seu orçamento!

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *