O marketing digital tem experimentado um crescimento significativo nos últimos anos devido ao uso da internet, das mídias sociais e do comércio eletrônico. E quem decidiu apostar nessa nova área para ser reconhecido no mercado e aumentar sua lucratividade acertou em cheio!
Atualmente, a presença digital deixou de ser um luxo e passou a ser uma necessidade. E, com o aumento da demanda por profissionais qualificados em marketing, uma ampla gama de oportunidades de emprego disponíveis vêm surgindo, desde especialistas em SEO, gestores de mídia social, até analistas de dados e estrategistas.
Para os jovens que querem entrar no mercado de trabalho, esse modelo pode ser extremamente atrativo. Mas, apesar das possibilidades de atuação, isso pode ser desafiador para aqueles que não possuem todas as skills necessárias para se destacar em um ambiente que está em evolução constante e desenfreada.
Por isso, é essencial que o domínio das principais ferramentas de marketing digital seja uma prioridade no portfólio de qualquer pessoa que queira fazer parte de grandes empresas focadas nessa área, e é exatamente sobre isso que viemos falar no conteúdo de hoje. Fique ligado nos próximos tópicos e não perca nossos insights!
Quais são as principais ferramentas de marketing digital?
As principais ferramentas de marketing digital atuais são o Google Analytics, o Ubersuggest, Hootsuite, RD Station, SurveyMonkey e Trello.
Além disso, as redes sociais e as plataformas de anúncio também são boas estratégias para impulsionar ainda mais os resultados das vendas, principalmente para aquelas empresas que atuavam somente no offline.
De acordo com a UOL Economia, essa área movimentou cerca de R$ 25 bilhões só em 2023, e isso quer dizer apenas uma coisa: hoje em dia, não tem como deixar de vender seus produtos e serviços na internet. Então, vamos entender um pouco mais sobre cada uma das ferramentas que mencionamos acima.
1. Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta de marketing digital indispensável para empresas e usuários que precisam entender o desempenho das suas estratégias digitais.
Por fazer parte do Google, o software é integrado com outras plataformas do próprio site, como o Google Ads e o Search Console, fazendo com que exista uma visão mais abrangente sobre o desempenho das suas campanhas. Com ele, você pode:
- Acessar informações detalhadas sobre o tráfego do seu site e a eficácia das palavras-chave utilizadas;
- Monitorar o impacto de todas as suas ações nas redes sociais;
- Acessar recursos avançados, como acompanhamento de conversões, análise de segmentação de público-alvo e relatórios personalizados.
Assim, você consegue tomar decisões embasadas para otimizar suas campanhas e maximizar os resultados, bem como compreender profundamente o comportamento dos usuários no seu site, identificar pontos de melhoria e oportunidades de otimização de estratégias.
2. Ubersuggest
Para aqueles que têm foco principal na otimização de estratégias para os mecanismos de busca (SEO), o Ubersuggest é uma das ferramentas mais completas. Além de realizar pesquisas de palavras-chave e analisar a concorrência, a plataforma traz insights sobre diversas estratégias de marketing digital.
Dentre elas, podemos citar a sugestão de KeyWords long tails, ideias de conteúdo para ajudar na criação de materiais relevantes e otimizados para SEO, dados de comportamento dos usuários e tendências de pesquisas diversas.
Em conjunto com uma interface intuitiva e fácil de usar, o Ubersuggest torna a análise de dados acessível para usuários de todos os níveis de habilidade, fazendo com que a visibilidade da marca seja aumentada nos resultados de pesquisa do Google.
3. RD Station
O RD Station é uma das principais soluções de automação de marketing no Brasil. Ele oferece vários recursos para ajudar empresas a:
- Se comunicarem de forma inteligente com seu público-alvo;
- Agendar publicações nas redes sociais;
- Criar campanhas personalizadas e segmentadas;
- Acessar análises detalhadas para acompanhar o desempenho das estratégias em uma única plataforma integrada com outras ferramentas de marketing, como plataformas de e-mail marketing e CRM.
Assim, você consegue ter uma gestão bem mais eficiente das suas estratégias digitais e ainda contar com suporte técnico em PT-BR, bem como uma comunidade ativa de usuários para acessar recursos e orientações adicionais sobre o RD Station.
4. Hootsuite
Com recursos avançados de monitoramento de mídia social, o Hootsuite traz análises detalhadas de desempenho, relatórios personalizados e acompanhamento de tendências de mercado.
Também se integra com múltiplas plataformas de mídia social, permitindo que você gerencie de maneira centralizada todas as suas contas, acompanhe conversas sobre sua marca e identifique oportunidades de engajamento com o público.
Além disso, a plataforma conta com uma variedade de recursos de colaboração em equipe, como atribuição de tarefas, aprovação de conteúdo e agendamento de publicações, facilitando a coordenação de atividades entre as equipes e, consequentemente, aumentando a produtividade com decisões mais assertivas sobre o desempenho das campanhas.
5. SurveyMonkey
O SurveyMonkey é outra ferramenta de marketing digital com interface intuitiva e recursos avançados de análise de dados, incluindo análises estatísticas, segmentação de respondentes e geração de relatórios automatizados. Com ela, você poderá:
- Criar questionários personalizados e extrair dados relevantes para planejar novas estratégias de marketing;
- Analisar profundamente os feedbacks dos clientes por meio da integração com outras plataformas de marketing, como o CRM;
- Compreender melhor as necessidades e preferências do seu público-alvo;
- Obter suporte técnico em idiomas variados;
- Acessar recursos de treinamento e suporte para maximizar o uso da plataforma.
6. Trello
Por último, trouxemos o Trello, que todo mundo do meio digital já conhece. É uma plataforma colaborativa bastante utilizada para organizar tarefas e projetos de marketing de todas as equipes de uma empresa, e se integrado com outras ferramentas de produtividade, como Google Drive, Dropbox e Slack, facilita muito o acompanhamento do progresso e a atribuição de tarefas de um modo bem mais eficiente.
Além dos recursos básicos de gestão de projetos, o Trello permite que você personalize quadros, listas e cartões para atender às necessidades específicas da sua equipe de marketing digital, bem como dá acesso a uma variedade de modelos e exemplos de uso para ajudar os usuários a começar rapidamente e aproveitar ao máximo a plataforma.
Quais são as principais ferramentas para gestão de conteúdo?
A gestão de conteúdo é um fator importantíssimo para e-Commerces e e-Business que querem ganhar relevância e autoridade no que fazem. Por isso, é essencial estar antenado com as principais ferramentas de marketing de conteúdo: o Google Keyword Planner, o WordPress, a Studio e a Ion.
Essas ferramentas colaboram para que a sua equipe consiga identificar o que prejudica seus resultados, por exemplo, abrindo as portas para que sejam aproveitadas ideias que funcionem melhor para o seu modelo de vendas. Agora, vamos ao que interessa!
1. WordPress
O WordPress é bem conhecido na área de publicidade e marketing digital por ser uma solução acessível e versátil para a criação de sites, blogs e portfólios online. Tem uma interface intuitiva e um painel de controle simplificado que permite que mesmo usuários sem conhecimento técnico em programação possam criar e gerenciar conteúdos com facilidade.
A plataforma é bem flexível e pode ser integrada com várias ferramentas de gestão, e conta com uma ampla variedade de plugins, temas e recursos adicionais disponíveis, tanto gratuitos quanto pagos.
Além disso, essa ferramenta de marketing digital tem recursos avançados de SEO, como URLs amigáveis, meta descrições personalizadas e integração com ferramentas de análise para otimizar a administração do seu site e melhorar a experiência do usuário.
2. Studio
A Studio é mais uma ferramenta de marketing que oferece uma abordagem colaborativa e transparente para gerenciar conteúdos. Abaixo, trouxemos alguns benefícios da plataforma:
- Permite que as equipes das empresas trabalhem em conjunto de forma eficiente;
- Facilita a publicação direta de textos no site e nas redes sociais;
- Sua interface intuitiva e personalizável facilita a criação de fluxos de trabalho adaptados às necessidades específicas dos projetos dos clientes;
- Oferece recursos avançados de análise e relatórios para acompanhar o desempenho do seu conteúdo ao longo do tempo, identificando áreas de oportunidade para desenvolver estratégias de SEO e otimização de outras áreas do marketing.
3. Ion
Para empresas que querem aumentar o engajamento do público-alvo e coletar dados significativos para desenvolver novas metas, a Ion oferece uma plataforma para criação e gerenciamento de conteúdos interativos, que vão desde quizzes e questionários até calculadoras virtuais e gráficos dinâmicos.
Essa ferramenta de marketing permite a criação de materiais cativantes e personalizados para atrair e reter a atenção dos usuários sem a necessidade de habilidades de codificação ou design. Além disso, oferece recursos avançados de monitoramento e otimização de resultados, incluindo testes A/B e gerenciamento automático de tráfego.
4. Google Keyword Planner
Por último, trouxemos o Google Keyword Planner, que garante que o seu conteúdo seja encontrado pelos usuários nos mecanismos de busca. Com ele, você pode:
- Identificar as palavras-chave mais relevantes para o seu nicho de mercado;
- Criar conteúdos mais assertivos;
- Aumentar a visibilidade da sua marca online;
- Direcionar suas estratégias de SEO e alcançar melhores resultados nas páginas de resultados de busca.
- Obter dados sobre volume de pesquisa e concorrência de palavras-chave;
- Acessar insights detalhados sobre tendências de pesquisa e padrões sazonais.
Além disso, a integração dessa ferramenta de marketing digital com outras ferramentas do Google, como o Google Ads e o Google Search Console, permite que você avalie de forma abrangente o desempenho das suas campanhas de SEO e PPC.
O Google Keyword Planner também oferece sugestões de palavras-chave e grupos de anúncios personalizados com base nos objetivos da sua campanha, ajudando a maximizar o ROI (retorno sobre o investimento) em publicidade online.
Quais são as principais ferramentas de marketing de vendas?
Além das ferramentas de marketing de conteúdo e marketing digital no geral, também vamos falar sobre as ferramentas de marketing em vendas: o Pipedrive, o Agendor, o Help Scout, o HubSpot Sales Hub, o Zoho CRM, o Salesforce e o Freshsales. Veja:
1. Pipedrive
O Pipedrive é reconhecido por sua interface intuitiva e fácil de usar, e uma das suas principais vantagens é a capacidade de fornecer indicadores visuais claros sobre o funil de vendas e o progresso das negociações, permitindo que os usuários identifiquem facilmente oportunidades de negócios em diferentes estágios do processo.
Além disso, essa ferramenta de marketing traz recursos avançados de automação, como follow-up de atividades da equipe e controle de conversas de vendas por e-mail, que ajudam a economizar tempo e maximizar a eficiência.
Ah, lembrando que ele também registra os dados do cliente desde o primeiro contato, permitindo que você o atendimento e direcione ações de marketing com mais assertividade!
2. Agendor
Desenvolvido no Brasil, o Agendor é uma plataforma completa para gerenciar o funil de vendas, permitindo que os usuários visualizem e acompanhem todas as etapas do processo. Além disso, a plataforma permite que as empresas:
- Monitorem métricas-chave de desempenho, como taxa de conversão, tempo médio de ciclo de vendas e valor médio do negócio;
- Priorizem tarefas com base na importância e urgência, garantindo que as atividades mais críticas sejam concluídas no prazo;
- Armazenem todos os dados dos clientes de forma segura na nuvem, permitindo acesso fácil e seguro de qualquer local.
3. Help Scout
O Help Scout é uma ferramenta de suporte ao cliente que se integra perfeitamente ao e-mail da empresa, permitindo que as equipes de vendas se comuniquem de forma contínua com os consumidores da marca diretamente de suas caixas de entrada.
A ferramenta de marketing, além de acompanhar o histórico do cliente e todas as interações anteriores, oferece recursos avançados de automação e personalização para melhorar a eficiência das comunicações, garantindo que as necessidades sejam atendidas com eficiência, rapidez e individualidade.
4. HubSpot Sales Hub
O HubSpot Sales Hub é uma ótima ferramenta de marketing de vendas, pois além da interface intuitiva, permite que as equipes automatizem tarefas rotineiras e mantenham contato personalizado com os clientes, bem como acompanhem seus leads e fechem negócios de forma eficiente.
Além disso, oferece recursos como acompanhamento e rastreamento de e-mails, organização de contatos e relatórios simples e avançados para acompanhar o desempenho das vendas e aumentar a produtividade das ações de marketing.
5. Salesforce
Similar a um CRM em nuvem, o Salesforce permite integrar diferentes setores de uma empresa, como o de vendas, o de atendimento ao cliente, o de marketing e o de comércio em uma única plataforma. Suas vantagens e aplicações envolvem:
- Gestão eficaz de todos os relacionamentos entre a empresa e o cliente, facilitando a personalização das interações e melhorando a experiência dos usuários;
- Recursos avançados de análise de dados que permitem que as empresas identifiquem padrões, tendências e oportunidades de negócios de uma forma bem mais assertiva;
- Personalização das interações com os clientes com base em suas preferências e histórico de compras, garantindo uma abordagem melhor direcionada e individualizada.
7. Freshsales
Por último, temos o Freshsales: um CRM intuitivo e fácil de usar, que utiliza a inteligência artificial para ajudar equipes de vendas a fechar mais negócios com menos esforço.
Tem recursos como o rastreamento de e-mails, a automação de vendas, a pontuação de leads e a análise de pipeline, dando uma visão completa do processo de vendas e ajudando as empresas a identificar as melhores oportunidades para se desenvolver e se destacar no mercado.
Qual a importância das ferramentas de marketing orgânico?
Hoje em dia, é muito comum que tanto empresas B2B quanto empresas B2C utilizem o tráfego pago para anunciar sua marca e obter retornos financeiros rapidamente. No entanto, além de necessitar de um alto e constante investimento para oferecer resultados positivos, o tráfego pago pode ser bem menos sustentável do que o tráfego orgânico a longo prazo.
Isso porque os resultados estão diretamente ligados ao orçamento disponível para publicidade. Ou seja, se o investimento for interrompido, a visibilidade do site pode diminuir na mesma proporção. Além disso, o tráfego pago costuma pesar no alcance do público-alvo da marca, atingindo um grande número de pessoas que não têm interesse real no produto ou serviço oferecido.
Assim, as ferramentas de marketing orgânico se mostram muito mais sustentáveis para aqueles que desejam ganhar reconhecimento e obter retorno sobre seus investimentos sem gastos adicionais com publicidade, através de esforços de otimização de mecanismos de busca (SEO), criação de conteúdo relevante e construção de autoridade online.
Aqui, os vídeos animados ganham destaque por, principalmente, possuírem uma capacidade absurda de retenção de usuários: eles tratam de qualquer assunto de forma atrativa, rápida, simplificada e objetiva, em curtas ou longas em formatos explicativos, institucionais, animação 2D e muito mais.
Vídeos animados como ferramentas de marketing orgânico: conheça!
Você sabia que 82% das empresas relatam que o marketing em vídeo gera um aumento significativo no tráfego orgânico da marca? Pois é. Os vídeos animados deixam qualquer assunto mais atrativo e didático por meio da interatividade visual da marca com o consumidor, e são compartilhados até 1200% mais do que imagens e texto juntos!
Se você não se lembra de ter assistido um vídeo marketing, vamos reforçar: sabe a famosa propaganda da Red Bull? Aquele é um vídeo animado em 2D, criado para propagar o produto. A Serasa Experian também é outra grande empresa que utiliza vídeos animados explicativos para mostrar de forma didática tudo que é oferecido pela empresa.
Viu só? Investir na produção de vídeos animados é uma decisão inteligente para empresas que buscam se destacar no cenário digital. Afinal, eles representam uma importante vantagem competitiva, fortalecendo a identidade da marca e impulsionando ainda mais as vendas.
A JJ Vídeos é uma empresa especializada na criação de vídeos animados de alta qualidade para redes sociais, campanhas institucionais e ações publicitárias de organizações de todos os portes e segmentos. Nossos produtos envolvem tanto o vídeo marketing animado para conversão, quanto:
- Vídeos institucionais: são ideais para transmitir o propósito e os princípios da sua marca ao seu público-alvo;
- Vídeos explicativos: por meio de explicações didáticas e simplificadas, fazem com que aqueles conceitos complexos se tornem fáceis e práticos de serem entendidos pelos consumidores;
- Vídeos para produtos: impulsiona o destaque dos produtos oferecidos pela sua empresa no mercado digital altamente competitivo, permitindo que as qualidades e diferenciais dos itens sejam exaltados;
- Vídeos para serviços: auxilia sua empresa a ilustrar o funcionamento dos seus serviços de forma clara, valorizando seu negócio em todas as etapas do funil de vendas.
Então, se você já faz o uso de algumas das ferramentas de marketing digital que trouxemos no conteúdo de hoje e quer investir ainda mais na visibilidade, no engajamento e no alcance das sua marca, está no lugar certo! Entre em contato com a gente, nos explique a ideia do seu projeto e faça já um orçamento!
Add a Comment